O que são as Runas?

As Runas, assim como o Tarot, são um oráculo. Suas origens estão nos antigos povos germânicos, onde eram frequentemente usadas em adivinhações. Elas ajudam a trazer clareza sobre assuntos que precisam ser compreendidos e funcionam como uma forma de espelho da alma.

A raiz da palavra, que é “RÚN”, quer dizer mistério ou algo que seja secreto.

Cada Runa está relacionada a uma letra dos antigos alfabetos rúnicos, que eram usados pelos povos germânicos. Elas tinham um nome e um som diferente e eram consideradas representações de um poder ou de um princípio cósmico. Assim, escrever uma Runa era como invocar a força representada por ela.

Ao todo existem 24 Runas divididas em 3 famílias:

  • Oito de Freyja – peças que nos conectam às forças para alcançar bens materiais;
  • Oito de Hagal – runas ligadas aos elementos da natureza;
  • Oito de Tyr – relacionadas às forças espirituais e ao bem-estar interior.

Onde as Runas surgiram?

Apesar de existirem muitas hipóteses sobre a origem das Runas, a mais comum é a teoria latina. Esta diz que este oráculo seria uma adaptação germânica do alfabeto latino.

Outra teoria, no entanto, diz que as Runas têm origem etrusca. E essa se baseia em uma descoberta arqueológica do século XX, que encontrou elmos de bronze com caracteres similares aos símbolos rúnicos que se tem conhecimento hoje.

As Runas passaram a ser usadas como um oráculo a partir do ano 50 d. C., mas acredita-se que seu uso antecede à era cristã.

Como funcionam as Runas?

Longe de ser apenas uma forma de escrita, as Runas representam símbolos que orientam quem os consulta através de perguntas. E, por isso, permitem que as pessoas encontrem respostas acessando seu próprio inconsciente, assim como no Tarot.

Por isso, é preciso escolher um lugar onde a concentração possa ser mantida antes de começar o jogo. Você pode fazer a pergunta, sendo claro, objetivo e utilizando frases afirmativas. Por exemplo, ao invés de perguntar se não deve aceitar uma proposta de trabalho, retire a palavra “não” e pergunte se deve aceitar.

O jogo pode ser feito online ou com as pedras físicas. Mas nesse último caso é importante definir antes qual tipo de lançamento das pedras será feito para ter mais clareza na hora de obter a resposta.

Alguns tipos de lançamentos são:

  • Lançamentos das 3 Runas – indicada para perguntas cuja resposta é “sim” ou “não”;
  • Lançamento da Roda Rúnica – as pedras são jogadas e 13 são escolhidas, sendo que cada uma delas vai orientar para uma área da vida, de acordo com a posição em que estiverem;
  • Lançamento da Cruz – jogo composto por 7 Runas para saber sobre o passado, o presente e o futuro;

Faça uma consulta aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *